O Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP para o Setor de Petróleo, Gás Natural e BiocombustÃveis (PRH-ANP) foi criado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e BiocombustÃveis (ANP) em 1999, com o objetivo de fomentar a formação de profissionais altamente qualificados em áreas estratégicas e essenciais ao desenvolvimento dos setores de petróleo, gás natural e biocombustÃveis (P&GN&B).
O PRH-ANP se consolidou como um importante instrumento de capacitação, ao conceder recursos financeiros na forma de bolsas e taxas de bancada para programas de graduação, pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado. Por meio dessas iniciativas, o Programa assumiu um caráter estruturante, ao promover a criação e a consolidação de competências e ao impulsionar a geração de conhecimento estratégico para o desenvolvimento tecnológico e cientÃfico do setor. Inicialmente financiado com recursos próprios da ANP, o programa passou, posteriormente, a contar com o apoio do Fundo Setorial de Petróleo (FNDCT/CT-PETRO).
Com essa premissa, foi implementado em 1999, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Programa Interdisciplinar em Engenharia do Petróleo, Gás Natural e BiocombustÃveis – PRH-24, em parceria com a ANP, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Universidade Petrobras. Durante seus quase vinte anos de existência, o PRH-24 destacou-se entre os programas mais bem avaliados pela ANP, formando 205 bolsistas (128 graduados, 53 mestres e 24 doutores) e 355 não bolsistas (262 graduados, 67 mestres e 26 doutores). Mais de 90% dos egressos atuam diretamente em empresas do setor, evidenciando o impacto do programa na qualificação da mão de obra especializada.
Nesse perÃodo, dez grandes laboratórios foram consolidados com o apoio do PRH, em parceria com os Fundos Setoriais e a iniciativa privada. Os investimentos, que ultrapassaram R$ 40 milhões, permitiram a formação de grupos de jovens pesquisadores e impulsionaram significativamente a pesquisa cientÃfica e tecnológica na UFPR, contribuindo para a modernização da infraestrutura dos laboratórios vinculados ao PRH-24.
Entre 2019 e 2024, o PRH-ANP teve sua nova fase gerida pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em decorrência de um Acordo de Cooperação Técnica e Financeira firmado em novembro de 2018 (veja aqui). Essa etapa foi financiada com recursos provenientes da Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), prevista nos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural, que destina parte da renda bruta dos campos de alta produção ou rentabilidade a investimentos em PD&I.
Na UFPR, durante esse perÃodo, o programa foi representado pelo PRH 12.1 – Programa em Exploração, Produção, Processamento e Novos Materiais na Indústria do Petróleo e BiocombustÃveis, destinando recursos para a formação de mão de obra especializada (iniciação cientÃfica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e pesquisador visitante) e englobando os programas de Pós-Graduação em Engenharia QuÃmica, Engenharia Mecânica, Engenharia e Ciência dos Materiais e Geologia, além dos cursos de graduação em Engenharia QuÃmica e Engenharia Mecânica.
A partir de 1º de julho de 2024, a gestão do PRH-ANP passou a ser conduzida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), veja aqui, fortalecendo ainda mais os princÃpios de transparência, eficiência e rigor cientÃfico na execução do programa e na aplicação dos recursos públicos destinados à formação de recursos humanos estratégicos. Em 1º de setembro de 2025, teve inÃcio uma nova etapa, conforme o edital vigente (veja aqui), na qual o PRH 12.1 passou a denominar-se PRH-ANP 12/UFPR – Programa em Exploração, Produção, Processamento e Novos Materiais na Indústria do Petróleo e BiocombustÃveis, e passou a englobar também o curso de graduação em Geologia.